Na página 18 do livro O Filho do Homem, de François Mauriac, informa que deus prometeu bem-aventurança aos mansos e a humanidade acredita piamente nisso. Ao mesmo tempo, a humanidade acreditar que houve um homem nascido de uma mulher virgem por milagre de deus, a quem foi dado o nome de Jesus Cristo, e que sofreu horrores por pregar mansidão, paz e harmonia entre os seres humanos. Tamanha contradição não significa que os seres humanos não raciocinam se acreditam em coisas tão opostas que uma exclui a outra? Contradição é a praia da vida dos humanos.
Ao mesmo tempo em que se informa que a mulher deve ser virtuosa, tem-se a realidade de desfrutarem de melhor padrão de vida as mulheres não virtuosas que recheiam peitos e bundas com silicone e os exibe ao público ao tempo em que protagonizam ocorrências incompatíveis com virtude.
Informa-se que para comer o pão o correto é que seja adquirido com trabalho capaz de fazer suor na cara. Entretanto, a realidade é se dar muitíssimo melhor quem come o pão que custa o suar da cara alheia.
Informa-se que depois da morte as pessoas bem-comportadas (aquelas que não contestam por viverem na pobreza construindo a riqueza dos ricos) terão vida dourada ao lado de deus. Entretanto, o Papa e Edir Macedo que são unha e carne com deus evitam esta beleza de vida lançando mão da desculpa de não poder embarcar sem antes ter sido chamado.
Informa-se que a sociedade capitalista é ideal porque permite ao mais apto crescer na escala social. Entretanto, não sendo a sociedade formada só de mais aptos, e tendo os menos aptos as mesmas necessidades dos mais aptos, a competição resulta no que afirma Joseph Stiglitz na página 389 do livro O Mundo Em Queda Livre, no seguinte teor: “O crescimento não é sustentável nem do ponto de vista ambiental e nem social tal o individualismo desabrido que erodiu o sentido de comunidade e leva a uma exploração selvagem de indivíduos inocentes e desprotegidos”.
Informou o comentarista Datena ao falar sobre um crime pavoroso que o homem sem deus é capaz de tudo. Entretanto, como observou Vinicius Bittencourt no livro Falando Francamente, o descrente não mata, não esfaqueia, não queima e nem explode bomba na multidão como fazem os crentes em nome do seu deus.
Ariano Suassuna informou estar errada a Teoria de Darwin porque sendo inteligente o homem, não pode resultar da evolução de um bicho de espécie inferir. Entretanto, a identidade entre o homem e o bicho inferior no comer, descomer, matar e reproduzir prova que Darwin tem razão. A inteligência decorreu da evolução da atividade cerebral.
Informa-se ser conveniente o governo
democrático porque os governados escolhem seus governantes. Entretanto, são os ricos que escolhem os candidatos que o povo vai escolher
para governar.
Informa-se ser necessário contribuir
com esmola para mitigar a fome do faminto. Entretanto, não há necessidade
de haver faminto porque há recursos de sobra no mundo.
Informa-se que desenvolver a economia
é o modo pelo qual se promove o bem-estar social. Entretanto, o
desenvolvimento econômico destrói a natureza para produzir a riqueza dos Midas do mundo.
Informa-se que as autoridades exercem a administração pública para assegurar ordem e justiça à sociedade. Entretanto, todos os crimes praticados em consequência de pobreza decorrem dos crimes praticados pelas autoridades.
Portanto, trata-se de uma sociedade de conto de fada.
igrejas, o axé e o futebola existem
justamente para impedir o aprendizado sobre o malogro que permite a atividade
de viver espertalhões parasitarem as demais pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário