quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A JUVENTUDE E O FUTURO

A JUVENTUDE E O MUNDO
Considerando que daqui a cinqüenta anos apenas existirão sobre a face da terra os atuais jovens, e que o índice de maior ou menor agradabilidade do ambiente em que viverão dependerá do procedimento que estas pessoas mantiverem em suas inter-relações, ou seja, na nos modos pelos quais as pessoas se relacionem entre umas e outras. Se dos procedimentos atuais resulta uma sociedade como a nossa onde se ouve dizer que a pessoa sai de casa sem certeza de voltar viva, é porque as pessoas que compõem esta sociedade não estão tendo o comportamento adequado para resultar em uma sociedade diferente, onde não houvesse medo.
O irrefutável e conhecido fato de ser o nível cultural e educacional de cada um dos componentes de um grupo o determinante do comportamento do total destas pessoas, ou seja, o comportamento social, fica evidente que o sistema educacional está errado porque o normal seria que as pessoas procedessem de modo a viverem em harmonia porque em qualquer circunstância a paz é melhor que a violência, quando as pessoas são normais.
É por isto que vocês, jovens, para seu próprio bem e de seus descendentes, precisam pensar. Se a ciência (e vocês são estudantes, afetos, portanto, às ciências), está a nos mostrar desastres decorrentes do atual comportamento, não se compreende a atitude de total indiferença ante os desmandos que comprometem o futuro de vocês. O comportamento da juventude se assemelha ao de moradores de um prédio em ruínas e indiferentes ao risco. Não esperem pelo desabamento do único prédio capaz de oferecer guarida, o planeta. Lembrem-se de que ele Já corre perigo. Se nosso comportamento é orientado pela educação recebida, uma criança que vê o pai extasiar-se pela emoção de uma corrida de carro, por exemplo, ganha a certeza de ser aquilo algo maravilhoso e este aprendizado vai terminar nos “rachas” que tem feito alguns paraplégicos. Se não há a menor dúvida quanto ao fato indiscutível de ser o aprimoramento educacional o único fator capaz de produzir uma sociedade onde se possa viver em paz, com a sinceridade de quem só lhes deseja harmonia e uma vida agradável, isto porque também tenho descendentes, digo-lhes que só terão a ganhar com a leitura de um artigo do grande jornalista Alex Ferraz, publicada no jornal Tribuna da Bahia de 08/12/2010, que pode ser lida na internete. Ao abrir a página sobre A Tribuna da Bahia, clique em “página inicial e escolha a opção “colunistas” lá no alto. Clique em “Alex Ferraz” e não deixe de ler a matéria intitulada O Pior de Todos os Males deste País. Lá vocês perceberão a maldade que é feita com vocês.
Certa vez, ao fazer referência ao despreparo dos jovens participantes do programa Yahoo Perguntas e Respostas, onde eu participava como Pensador, fui criticado por um jovem que teria visto algum tipo de desmerecimento nas minhas palavras. Não é isto. O atual sistema educacional capenga e defasado não lhes pode dar uma boa formação porque ele que devia ser movido por um Estado verdadeiramente interessado no melhor futuro possível para sua juventude, passou a ser interesse de empresas cujo único objetivo é ganhar dinheiro. Nenhum interesse no futuro de ninguém. O atual sistema deseduca. Prova disso é o modo como são maltratados os professores, tanto pelo Estado que permite a um chutador de bola receber salário mais de mil vezes superior ao salário de um professor, quanto pelos alunos que deviam lhes ser gratos por lhes ensinar algo sobre o enfrentamento da vida.
Enquanto vocês espetam espetos no corpo e detestam política, o órgão representativo da classe estudantil é transformado em antro de pelegos e é desbaratado o dinheiro de remunerar professores para que possam se dedicar integralmente à tarefa de lhes preparar eficientemente como cidadãos e técnicos capazes de evitar a contratação de estrangeiros em virtude de deficiência em nosso pessoal. Se você leu isto, não sabe o quanto aprenderá com a matéria sugerida. Boa leitura, boa sorte.


2 comentários:

  1. Um chutador de bola que pensa e mostra serviço:

    Rio de Janeiro, 18 mar (EFE).- O ex-jogador e deputado federal Romário, um dos principais críticos à forma com que a Copa do Mundo de 2014 tem sido organizada, alertou neste domingo que a competição se tornará o "maior roubo da história" do país, tudo por conta da má gestão dos políticos brasileiros.

    "Esta palhaçada vai piorar quando faltar um ano e meio para o Mundial. O pior está por vir porque o governo deixará que aconteçam as obras emergenciais, as que não precisam de licitações. Ai vai acontecer o maior roubo da história do Brasil", afirmou Romário através de sua página no Facebook.

    Para o Baixinho, "o Governo engana ao povo", e a presidente Dilma Rousseff "está sendo enganada ou se deixa enganar" quando afirma que a Copa será a melhor de todos os tempos.

    Romário criticou a ausência de deputados na reunião entre o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e Dilma, na última sexta-feira, quando se tratou do projeto da Lei Geral da Copa, que está prevista para ser votada na Câmara Federal ainda nesta semana.

    Após a reunião, Blatter revelou que Dilma lhe deu amplas e plenas garantias de que o Brasil respeitará "todos os compromissos assumidos com a Fifa", incluindo o de permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, que é um dos pontos que gera mais rejeição no Congresso.

    O melhor jogador do mundo de 1994 convidou os brasileiros a se manifestarem e disse que o povo tem toda a razão ao reivindicar e exigir por parte dos políticos mais seriedade e responsabilidade nas questões relativas à Copa. EFE

    ResponderExcluir
  2. Obrigad por existir Zer Mario... sao de pessoas como vc que preciso pra minha formação mental pessoal e mais, e er de pessoas como vc que esse pais precisa

    ResponderExcluir