domingo, 8 de julho de 2012

OS BAMBAS


 Um grupo de alegres turistas com suas imensas camisas espalhafatosas, e cara idiota de todo turista, tirava fotos e se deliciava bebendo caipirinha feita com cachaça retirada de tonéis sujos onde havia etanol, deixando seus quatro refinadíssimos cachorrinhos e uma cachorrinha na sombra de uma sombrinha de praia.

Deste quadro dos cinco cachorrinhos penteados e perfumados, passamos para outro quadro em que um militar brasileiro mostrou para militares gringos dos Estados Unidos que no Brasil ainda tem homem com agá maiúsculo, macho que mija na parede. A existência de personalidades deste tipo contradiz com a mediocridade reinante. Aconteceu durante o regime militar e da seguinte forma: Chegava a este belo Brasil de triste sorte o presidente americano, e os jornalistas que cobririam o desembarque estavam sendo revistados pelos gringos da segurança presidencial estrangeira. Chega um militar das nossas Forças Armadas, verdadeiro herói ante a costumeira nulidade, homem como quase não mais existe entre nós e fez parar a revista. Com voz autoritária, disse ser tal papel da competência absoluta da Polícia Federal do Brasil. Este homem, como eu e muitas outras pessoas, deve sofrer muito com a situação servil do nosso país. Além do caráter de homem, também tinha este (se não me engano, tenente) um cachorrinho baiano e vira-lata que aparecera em sua casa e lhe ganhara a simpatia.

Temos então a seguinte situação: um grupo de gringos das bundas brancas em algazarra. Quatro requintados cachorrinhos e uma lindíssima cadelinha perfumada e sofisticada. Acontece que nosso vira lata baiano perambulava pelas imediações e veio a dar com o grupo dos cachorrinhos grã-finos que conversavam em inglês. Apoiando o traseiro na areia da praia, ficou a olhar fixamente para o grupo, movendo apenas a cabeça ora para um lado, ora para outro. De repente, acercou-se do grupo, subiu na cachorrinha e mandou bala. Deve ter sido a inspiração para que Jackson do Pandeiro falasse em samba-rock e chiclete misturado com banana.

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário