terça-feira, 27 de julho de 2021

ARENGA 598

 

Entre todas as atividades desenvolvidas pelos seres humanos na busca inconstante e mesmo instintiva de maior comodidade, duas destas atividades se destacam em razão de estarem mais diretamente ligadas ao bem-estar. A primeira delas é a política, responsável pelo bem-estar coletivo e individual, o que pode se dizer redundância porque os dois se complementam.

A segunda atividade mais importante é a medicina porque quando bem apoiada pela política evita a maioria dos males que afetam a saúde.

Visto isto, este cantinho de pensar levanta uma questão que embora da maior importância é totalmente negligenciada. Se estas duas atividades são de tamanha importância, por que, então, não merecem da sociedade o acatamento que merecem? No que diz respeito à política, merece tanto zelo por parte das populações que passada a enganação das eleições, os eleitores se retiram com tal indiferença que logo nem mesmo se lembram em quem votaram. Poucos sabem quem são os senadores e deputados de seu Estado e os vereadores de seu Município. Quanto à medicina, embora haja médicos que desprezando a ética profissional se tornam meros ganhadores de dinheiro e enriquecem, nem estes e muitissimamente menos ainda aqueles que respeitam o juramento Hipócrates merecerão da    sociedade o apreço dispensado a toupeiras intelectuais às quais se dão os títulos de "famosos" e de "celebridades". A propósito, 


No que diz respeito aos nobres professores responsáveis pela relevante atividade de ensinar, estes, então, coitados, além de salários miseráveis são maltratados também por jovens levados tanto pela rebeldia própria da juventude, mas fora do contexto porque as cosas a clamar por rebeldia passam incólumes pela juventude futucadora de telefone. A respeito do quanto se estima os protagonistas de atividades que dependem de músculos em vez de cérebro, na madrugada do dia 25/07/2021, na Rádio CBN, um papagaio de microfone lamentava que em função da pandemia não se podia abraçar os atletas na festa de dos Jogos Olímpicos no Japão.

Talvez a humanidade, como os dinossauros, desapareça antes de saber o significado de pão e circo. Nunca, jamais virá alguém em perfeita saúde mental concordar com o fato de meninos aculturados, portanto, desprovidos de consciência social,  tanto pela inexperiência quanto pela falta de instrução, recebam enormes fortunas em retribuição a habilidade em jogar bola. Se a sociedade pensa diferente por ser uma sociedade doente.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário