sábado, 2 de março de 2024

arenga 718

 

            Como responsáveis pela relevantíssima e até mesmo sublime atividade de garantir conforto e tranquilidade, e por que não felicidade dos seres humanos, os políticos atuais fracassaram totalmente nessa nobilíssima missão. Embora seja comum ouvi-los condenar agressão a direitos humanos, são os maiores agressores de tais direitos porque não pode haver agressão maior do que apenas para satisfação do vício de contemplar riqueza permitir que avaros Midas desprovidos de solidariedade humana privatizem todo o dinheiro que a sociedade humana produz, deixando que por falta desse dinheiro, incontáveis outras pessoas inclusive crianças morram de fome ou amargam necessidades de todo tipo.

            Mas o certo é haver quem leva em consideração além da sua própria vida também uma vida social, e quem nem sequer sabe da existência desse outro tipo de vida. São pessoas que por ignorância ou egoísmo vivem unicamente para si mesmas. Todavia, quem observa a vida social percebe que os egoístas ajuntadores de riqueza cultuam como digno o hábito de dar esmola, e para esconder sua insensibilidade social e maldade TTexpõem imagens de Cristo em seus luxuosos escritórios e bancos. No entanto, eis o que disse São Gregório de Nissa no Sermão Contra os Usurários:

            “talvez dês esmolas. Mas, de onde as tiras, senão de tuas rapinas cruéis, do sofrimento, das lágrimas, dos suspiros? Se o pobre soubesse de onde vem o teu óbulo, ele o recusaria porque teria a impressão de morder a carne de seus irmãos e de sugar o sangue de seu próximo. Ele te diria estas palavras corajosas: não sacies a minha sede com as lagrimas de meus irmãos. Não dês ao pobre o pão endurecido com os soluços de meus companheiros de miséria. Devolve a teu semelhante aquilo que reclamaste e eu te serei muito grato. De que vale consolar um pobre, se tu fazes outros cem?”. (da página 31 do livro Pedagogia do Oprimido, de Mestre Paulo Freire, que, como todo grande homem, em vez dos apreços dispensados a toupeiras mentais tidos como famosos e celebridades, foi escorraçado deste rico, espoliado e infeliz Brasil onde política é assunto de polícia.  

 

 

   

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário