domingo, 31 de março de 2024

ARENGA 720

 

            Fato político da maior relevância, nunca visto em nenhum lugar do mundo, ocorreu no Estado do Piauí, nesse belo país que ao mundo se apresenta apenas como a praia da corrução e falta de vergonha. O auspicioso acontecimento, entretanto, passou sem que a grande imprensa fizesse um terço do estardalhaço que faz sobre o futebola do pão e circo para fazer o povaréu religioso desprovido de da capacidade de raciocinar se gastam fortunas tão grandes que todos os envolvidos nesta armadilha esbanjam riqueza, vida regalada de mordomias, crimes e ignorância do que seja sociabilidade. Mas, afinal qual seria tão importante ocorrência? Seguinte: um grupo de jovens estudantes lá do Estado do Piauí resolveram se interessar por política e elegeram entre eles uma Câmara de Deputados para cuja presidência foi eleita uma jovem.

            Para quem por esforço próprio aprendeu a verdade de dependermos todos de uma política que aplique para nosso bem-estar a riqueza social, e está cansado de ver isto nunca acontecer, a esperança que não morre toma novo fôlego porque afinal pode ser o começo de uma nova política e nova era para a humanidade. Apenas uma juventude capaz de entender o malogro em que se deixou envolver a humanidade ao esperar que venha do céu o que deve vir de uma administração honesta, apenas ela e nada mais será nossa salvação. Mas tem de ser uma juventude de raciocínio inteligente e desprovida da mesma violência que precederam as mudanças anteriores e que por esta razão em nada mudaram em prol de justiça social porque a violência expulsa a justiça.

            Portanto, e como a injustiça social já se faz demasiadamente velha e já causou muita infelicidade, são tempos de novas mentalidades assumirem a direção do mundo. Só uma nova mentalidade no comando será capaz de nos livrar e a nossos descendentes do naufrágio anunciado para o qual a mentalidade mumificada da cultura do venha a mim e os outros que se danem conduz o navio Terra.

            É de se esperar, pois, que aqueles jovens estejam convictos da realidade de dependermos todos de uma política que em vez de bajular os governantes como queria Maquiavel, que bajule o povo, o verdadeiro e único senhor porque é ele que sua a camisa enquanto os louvores vão para párias sociais a quem a papagaiada de microfone a soldo da cultura do venha mim endeusa como celebridades e enaltecem suas enormes fortunas que na verdade deveriam estar a serviço de quem presta serviços de utilidade social. Um gari presta serviço infinitamente de maior vantagem para a sociedade do que um escoiceador de bola de mentalidade tão curta que se acha realmente digo das homenagens que recebem e que têm respaldo tanto na ignorância quanto na “esperteza”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário