quinta-feira, 19 de agosto de 2021

ARENGA 603

 

 No final dos anos oitenta do século passado, estrebuchava em seus estertores a ditadura que os Estados Unidos mandaram os militares brasileiros impor ao nosso país com medo do comunismo de João Goulart. Aquela maldade contra o Brasil é atualmente negada por muitos militares envergonhados do ridículo, atraso e assassinato de centenas de jovens seus patrícios que sonhavam com um país melhor.

Pois bem, no ano de 1988, o experiente político Ulisses Guimarães, quando da aprovação da nova Constituição Federal, exclamava MUDA BRASIL. Pobre saudoso Ulisses Guimarães. Feliz de você por ter saído antes de ver o quanto mudou para pior o país. A Constituição na qual você depositava tanta esperança é espezinhada pelos próprios cavaleiros negros mambembes que se dizem seus guardiões. O todos iguais perante a lei, doutor Ulisses, dá tristeza ver a que ridículo chegou. Embora inacreditável, ministros do STF, conforme nos mostra Merval Pereira, em O MENSALÃO, defenderam sem ficar vermelhos que bandidos ricos não devem ser presos dadas as imundas condições dos presídios abarrotados de bandidos pobres. Por fim, doutor Ulisses, O Brasil que você queria que mudasse está hoje nas condições previstas por Rui Barbosa de modo que  faz papel de bobo quem conta com seriedade na política. 

Mas, pensando melhor, doutor Ulisses, considerando que a comodidade é uma imposição da própria natureza, os políticos não estão errados em angariar para si tanta comodidade. Errado é o povo que concorda com a sacanagem deles. Fazem-se reuniões para todo tipo de conversa fiada que nada tem a ver com correção da política. Embora se fale que milhares de pessoas morrem de fome, falta de segurança e de assistência à saúde, não se fala sobre o porquê de acontecerem tais coisas embora o motivo pode ser visto a olho nu: é que os recursos para estas despesas estão em mãos de gatos pingados para exibição na revista Forbes. Eis o que dizem economistas sem rabo preso tais como Joseph Stiglitz, Ladislau Dowbor, Eduardo Moreira e mais alguns gatos pingados: “Os cinco maiores bancos do país lucraram, apenas neste trimestre, R$ 23 bi, completamente livres de impostos. Seus patrimônios somados já ultrapassam o PIB brasileiro”. No entanto, os idiotas vivem achando isso e aquilo enquanto a desarrumação é isso aí. 

 


 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário