segunda-feira, 12 de junho de 2023

ARENGA 676

 

 

              Sempre houve pensadores que se preocuparam em orientar a humanidade no sentido de viver sem tanto sofrimento que na realidade têm por única causa a mesma estupidez que faz a fera em sofrimento investir contra quem vem em seu socorro. Aqui na página 22 de O Livro da Sociologia consta a seguinte afirmação do pensador francês Auguste Conte: “A ciência pode ser usada para construir um mundo melhor”. Embora não haja dúvida a respeito, como a ciência tanto pode servir ao bem como ao mal, sendo que o mal tem superado o bem, resulta que quanto mais desenvolve a ciência, mais o mundo fica tão pior que por conta do desenvolvimento científico apenas o acionar de um botão pode levar a humanidade à extinção em grande sofrimento. E esta situação irracional se deve à recusa da humanidade em enfrentar a realidade e pautar sua vida em falsidades cujo exemplo maior é sem dúvida a religiosidade. Ela é tão perniciosa que Embora não haja mais espaço na atualidade para se acreditar na existência de deus, ainda assim, por conta da tradição retrógrada permanece exercendo tão forte influência que até pessoas esclarecidas falam várias vezes por dia o nome do deus inexistente como era em tempos tão idos que a religiosidade de então virou nada mais que a mesma mitologia que será no futuro a religiosidade de hoje. Absolutamente nada convence as pessoas da realidade. Chamam de santo o papa salvo por uma cirurgia. Santo pode ser operado?

Daí não se poder contemporizar com a crendice. É totalmente errada a afirmação comum de se respeitar o ponto de vista religioso de outra pessoa por ser este comportamento uma negativa de tentar ajudar aquela pessoa a superar a ignorância que lhe faz ser religiosa. Percebe-se com facilidade que a religiosidade é mais forte onde também é mais forte a falta de conhecimento. Portanto, o comportamento de quem se nega a combater a crendice é o mesmo comportamento de que vê alguém se afogando e se nega a ajudar.  

A verdade sobre o universo é esta aqui nas páginas 9 e 10 do volume um do livro Sapiens, explicada pelo pensador Yuval Noah Harari da seguinte maneira: “Aproximadamente 14 bilhões de anos atrás, a matéria, a energia, o tempo e o espaço começaram a existir em função do que a ciência chama de Big Bang......A ciência chama a história desses elementos fundamentais do nosso universo de física.......Cerca de 300 mil anos após seu surgimento, matéria e energia começaram a se condensar em estruturas complexas chamadas Átomos.......Logo depois, esses átomos se combinaram e formaram moléculas.......A ciência chama a história dos átomos, moléculas e suas combinação de Química........Há quase quatro bilhões de anos, em um planeta chamado Terra, certas moléculas se combinaram e formaram estruturas grandes e complicadas que a ciência chama de organismos.......A ciência chama a história dos organismos de Biologia........Por volta de 70 mil anos atrás, um tipo específico de organismo vaio a se tornar no ser humano”.

 Não se deve negar-se a levar algum conhecimento onde reina as trevas da ignorância porque em sociedade o comportamento de cada um tem tudo a ver com a qualidade de vida. Assim é que sendo nociva a crendice, embora não pareça, mas a verdade é que a crendice em apenas uma pessoa acaba por afetar negativamente a sociedade por inteiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário