sexta-feira, 24 de julho de 2015

ARENGA 139

               A imprensa, espelho que reflete o momento vivido pela sociedade, retrata uma situação política difícil de ser superada através das instituições governamentais desse país de brutamontes mentais. As notícias dão conta de uma situação à beira do descontrole total. A notícia de que o governo corta um bilhão da educação e um bilhão e duzentos milhões da saúde, é loucura das mais perigosas por contrastar inteiramente com a irracionalidade da opulência dos festejos de futebola e a garantia do governo do Rio de Janeiro de que as águas da Baía da Guanabara estarão livres da quantidade de bosta que boia por lá a fim de que os “famosos” e as “celebridades” também de mentalidade de bosta possam exercer suas brincadeiras sem o mesmo desagradável odor que infesta também as instituições públicas. A população de bichos não se incomoda de beber água com bosta. Entretanto, para brincar de saber quem rema mais depressa ou quem dá maiores e mais altas cambalhotas nos esquis aquáticos, aí exigem água limpa. Só nas falas dos papagaios de microfone assalariados pelos ricos donos do mundo as brincadeiras merecem maior atenção do que as coisas realmente necessárias. Não se pode levar a sério a boa intenção destes senhores que esbravejam por justiça e fim da corrupção se ao mesmo tempo fazem alarde em torno da atividade corrupta que de esporte só tem o nome. O endeusamento do esporte visa na verdade manter o bicho povo entretido com estas bobagens enquanto o erário é saqueado. Criou-se uma paranoia tão grande em torno das brincadeiras que nem se presta atenção à possibilidade prevista pela ciência da eminência de acontecer desastre climático nos Estados Unidos maior do que aquele que devastou o Japão. As brincadeiras são os órgãos vitais do perverso sistema capitalista, terreiro protegido pelos escritores grã-finos. Sem as brincadeiras para manter fora de foco a atenção do populacho ignorante que mesmo sendo povo acabaria descobrindo o quanto é feito de burro, palhaço, boi-de-canga, cão-de-guarda, etc. e tal. Mas os escritores grã-finos e os papagaios de microfone acomodados à sombra do mundo dos ricos e senhores das guerras, exaltam à larga as benesses do capitalismo e das brincadeiras. Para isso são remunerados para recomendar aos ouvintes que não deixem de pagar as prestações.
 



               Apesar dos esforços, não conseguirá o mundo dos ricos manter os pobres apenas no mundo dos pobres. Eles se proliferam tanto que não será suficiente para a tranquilidade dos ricos a eliminação dos pobres através do abandono para que morram de fome e as doenças dela provenientes. Embora os patrões dos escritores assalariados e dos papagaios de microfone venham escondendo estes fatos há muito tempo, está ficando cada vez mais difícil mantê-los debaixo dos panos. Pelos buracos da peneira com que a tropa de choque dos ricos quer tapar o sol já dá para se perceber muita sujeira pelaí. São corredores de hospital entupidos de infelizes que tiveram sua vitalidade sugada pelas caixas-fortes do sistema capitalista. Veem-se também pedaços de cadáver, crianças amontoadas como porcos nos chiqueiro denominados presídios, aprendendo violência, ódio à sociedade e desprezo pela vida humana. Estas e outras evidências chegam ao conhecimento de cada vez maior número de seres que passam de povo para gente. Se um Zemané aprendeu esta realidade, é de se supor que grande quantidade de pessoas mais ilustradas tenha aprendido também e todos que aprenderam não acreditam mais nas falas de defender interesses do povo.
               Mas a gente vinha falando era da situação caótica mostrada pela imprensa. Outra notícia dá conta de que o ministro da justiça declara que a corrupção no Brasil é histórica e que é fundamental combatê-la. Isto aí contrasta com a outra notícia de que o trabalho de combate à corrupção pela Operação Lava Jato causará perda de R$ 187,2 bilhões de reais ao governo. Sabe-se que a corrupção consome várias vezes isso. Uma olhadinha sobre a malandragem das dívidas interna e externa mostrará uma realidade de espantar. Das privatizações, então, nem é bom falar. Como entender que meter essa bandidagem na cadeia e tomar de volta a imensa fortuna de roubaram pode ser prejudicial ao país? Só mesmo por aqui. Também causa espanto outra notícia dando conta de que o Procurador que abriu investigação contra Lula será investigado. É uma situação para rir e chorar ao mesmo tempo. O Estado cria uma Promotoria de Justiça, justo para promover justiça, no entanto, quando seu preposto vai cumprir o dever, passa de investigador a investigado. E o pior de tudo é que disto resulta tornar os recursos públicos coisa de ninguém. Existem milionários às custas do erário.
               Para não encher muito o saco, só mais outra notícia que também demonstra um perigoso impasse institucional em virtude de contradições das quais resulta o caos. Esta derradeira notícia dá conta de que os tucanos estão alvoroçados para voltar ao poder ante o fracasso do governo petista. Ora, segundo informa o amigão Google, o PSDB governou por oito anos e arrasou o país. O livro Privataria Tucana e os artigos de Hélio Fernandes da Tribuna da Imprensa confirmam o arraso. E não só querem, como realmente o povo lhes entregará novamente a chave do cofre que guarda o bem-estar social. O “Eles não sabem o que fazem” bíblico refere-se ao povo. Amém. Quer dizer, inté.  
 
 
 


 

 

                                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário