sexta-feira, 31 de maio de 2019

ARENGA 575


O único mérito (se há mérito nisso) que têm as “famosas” e “celebridades” é ter suprimido o caráter de ultraje ao pudor que havia na nudez em público, avacalhando o mistério que a roupa resguardava, tornando ainda mais bela e enigmática a mulher, além de estimular o crime de estupro. A cada dia evidencia-se mais a realidade que a humanidade regride espiritualmente e que uma infelicidade ainda maior a espreita, não obstante a plêiade de papagaios de microfone bem assalariada para fazer crer estar tudo na mais perfeita normalidade, embora esteja tudo às avessas. Não podendo deixar de falar porque disto depende a despensa abastecida, os papagaios de microfone falam sobre reforma disso e daquilo, quando, na verdade, a única coisa a merecer reforma é a cabeça de seus patrões, os únicos responsáveis pela injustiça social que assola a humanidade de forma tão perigosamente avassaladora que os grupos não vitimados pelo flagelo da fome, para não serem invadidos pelos famintos, são obrigados a construir muros protetores. Apesar disto, se fala insistentemente em tribunais de justiça. Que justiça pode haver se enquanto gatos pingados comem iguarias finas em pratos de ouro, multidões comem na sarjeta restos colhidos no lixo? Até parece que é para mostrar o tamanho da disparidade desse proceder que a natureza transforma igualmente finas iguarias e restos de lixo em bosta.

Intelectuais se perdem na mesma tagarelice estéril dos papagaios de microfone. Ernesto Sabato, por exemplo, em A Resistência, manifesta um saudosismo injustificado dos tempos de antigamente. Injustificado porque é lá na frente onde está nosso destino. Se filosofar é pensar, e se é pensando que se raciocina, cabe aos filósofos raciocínios capazes de indicar um bom caminho à manada que não pensa, do mesmo modo como procedeu Jesus Cristo, descartada a baboseira em torno de divindade.

Mas não é isso o que se vê porque até um tal de mundo físico foi inventado pelo eruditismo inútil de filósofos, enquanto que o mundo importante seja o mundo sólido que embora resumido a apenas um terço do mundo, é nele que vivem as pessoas.

Ou os seres humanos, principalmente a juventude, despertam para a realidade de viver uma grande farsa ou vão se ferrar ainda mais do que ferrados já estão. Os gatos pingados que acreditam estar a gosto por terem ajuntado riqueza não perdem por esperar receber a galinha pulando. E inté mais ver.

     




Nenhum comentário:

Postar um comentário