domingo, 15 de setembro de 2013

A BÍBLIA E A REALIDADE VI


Depois da comilança dos pães asmos, novilho, coalhada e leite, Como Deus estivesse a fim de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, foi Ele e mais os dois anjos guiados por Abraão na direção daquelas cidades. Abraão tinha um sobrinho chamado Ló que morava em Sodoma com a família e para livrá-los da pena de morte que Deus havia decretado para os habitantes e os animais daquela região, fez um tremendo arrodeio com um papo chato sobre ímpios e justos, procurando evitar que Deus tacasse vulcão sobre seus parentes, sendo que desta vez Deus não precisou perguntar nada a ninguém para saber o que queria Abraão com aquela perguntação e mandou dois anjos salvar do fogaréu os protegidos de Abraão, cujo desenrolar bizarro está narrado de Gênesis, 19 a Gênesis, 19; 29 da seguinte maneira: Encontrava-se Ló, o sobrinho de Abraão, assentado na entrada da cidade, embora não haja referência a um muro como o da China, quando lhe chegam dois anjos enviados por Deus com a finalidade de avisá-lo que o fogo ia comer solto.

Embora os anjos estivessem na forma de homens, Ló se lançou rosto ao chão a seus pés e convidou os dois para lavar os pés e pernoitar em sua casa, mas os anjos disseram preferir pernoitar na praça. Como Ló muito insistisse, os dois aceitaram. Foram para a casa de Ló, onde depois de lavar os pés, comeram um banquete que lhes foi oferecido e do qual fazia parte pães asmos. Mas, antes de se recolherem para dormir, eis que os devassos moradores de Sodoma cercaram a casa de Ló e lhe ordenaram que trouxesse para fora os dois homens que eles tinham visto entrar em sua casa para que fossem abusados, ficando a dúvida sobre que tipo de abuso seria. A proposta que Ló fez aos bandidos, entretanto, deixa antever tratar-se de abuso sexual porque de tão azuretado que se viu o pobre do Ló, lhes ofereceu suas duas filhas virgens dizendo que elas podiam ser usadas do modo como aprouvesse aos bandidos. Tanto a referência à virgindade como o sentido da palavra sodomia ou sodomita que tanto se relaciona com Sodoma quanto com perversão sexual, isso dá a pista de tratar-se de sexo. Sendo bandido bicho tão burro que rouba pobre e deixa os ricos na boa, os bandidos de Sodoma não eram menos burros e recusaram um tremendo sarro com duas garotas virgens para sarrear com dois homens. Ló deu mancada porque anjo é que protege em vez de ser protegido.

Confirmando tal assertiva, os dois anjos puxaram Ló para dentro de casa e feriram os bandidos de cegueira, de modo que eles não puderam encontrar a porta da casa. A narrativa bíblica não diz como a bandidagem fez para voltar para suas casas. Diz apenas que os anjos perguntaram a Ló se havia mais alguém da família na casa, e que em caso positivo, retirassem todos porque o lugar seria destruído. Correu Ló a avisar seus parentes e os noivos de suas filhas virgens oferecidas e recusadas pelos bandidos, mas estes levaram na troça achando tratar-se de brincadeira. Assim, os anjos fustigaram Ló e o tiraram da cidade juntamente com a mulher e as duas filhas, recomendando-lhes que fugissem sem olhar para trás. Ficou combinado que Ló e sua família fugiriam para uma pequena cidade nas imediações, que veio a se chamar Zoar, mas com a recomendação de não olhar para trás.

Ao amanhecer, Deus tacou fogo de vulcão prá cima de Sodoma e Gomorra que foi o maior panavoeiro já vista na região. Como mulher sempre foi curiosa, embora as duas filhas não o fizessem, sua mãe olhou para trás e virou estátua de sal. Embora as estátuas sejam comumente de pedra ou cimento, a mulher de Ló virou estátua de sal. Ló ficou viúvo e com duas filhas virgens, situação esta que dará origem a outra história bizarra que veremos depois de esvaziados os sacos. Inté.   

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário