domingo, 29 de setembro de 2013

OS POLITIQUEIROS


Quando eu ainda não tinha discernimento suficiente para entender a profundidade daquelas palavras, ouvi meu avô dizer para não confiar em homem que não se irrita com nada (enfezar, foi como disse meu avô).  Atualmente, quando tenho a idade que ele tinha ao me dizer aquelas sábias palavras que nunca me saíram da mente, elas passaram a ter para mim um significado extraordinário. Toda vez que vejo um politiqueiro sorrindo ou dizendo que vai fazer reforma disso e daquilo, sinto como se ouvisse meu saudoso avô com seus cabelos brancos e cortados baixinho, seus óculos de lentes claras e boné na cabeça, do mesmo modo como me encontro agora, a me perguntar: O que foi que eu lhe disse?

Os politiqueiros tem sempre na cara o riso cínico, típico do homem referido por meu avô. O politiqueiro é aquele tipo de homem (?) incapaz de se sentir ofendido por maior que seja a ofensa a ele dirigida. Eles não ligam para o fato de serem indesejados, intrusos, cara-de-pau e ridículos. Entram cinicamente em nossas casas pela televisão para mentir descaradamente ao prometer coisas que não farão como nunca fizeram. Falam em reforma disso e daquilo com a cara mais desavergonhada do mundo, como se ainda houvesse alguém tão inocente a ponto de acreditar no que dizem. Renan Calheiros e Sarney falando de combate à corrupção é de dar vontade de chorar de raiva ante tanta desfaçatez. Será que eles não sabem que nós sabemos de suas vidas de politiqueiros safados? Que Sarney tem sua vida mostrada no livro Honoráveis Bandidos, e que Renan Calheiros fugiu por não poder provar não ser ladrão e safado?   

As apresentações de partidos da politicagem na televisão dão ânsias de vômito. Mas eles insistem em se apresentar como se tratasse de pessoas merecedoras de atenção, mesmo sabendo serem por todos detestados. É como alguém que insiste em comparecer num ambiente onde sua presença é indesejável, comportamento típico de pessoa reles. Ouvi numa conversa de boteco a seguinte piada: Perguntado se era possível resultar gravidez de coito anal, o médico respondeu que sim, e complementou: De onde você pensa que vem os politiqueiros?

Embora os corredores dos hospitais estejam encharcados pelas lágrimas de quem sofre, os politiqueiros afirmam que a saúde está à beira da perfeição. Embora o número de desempregados aumente a cada dia, os politiqueiros anunciam que o desemprego diminui. Embora os assassinatos aumentem, dizem desavergonhadamente os politiqueiros que diminui, usando para tal enganação a falsidade de apresentar por meio da imprensa comprada a preço de ouro para nos fazer crer ser doença a causa das mortes para camuflar sua responsabilidade sobre elas. Matam jovens que encontram no tráfico de drogas a única maneira de ganhar o pão salvador de cada dia, embora sejam eles, os politiqueiros assassinos, os únicos responsáveis pela situação de dificuldade vivida pelos discriminados que se veem obrigados a recorrerem à marginalidade e prostituição como único meio de sobrevivência. Os politiqueiros distribuem emissoras de rádio e televisão para que as igrejas convençam o povo de não valer a pena pensar nesses assuntos. Sendo o povo constituído de manada, como manada segue na direção que o vaqueiro indica, a mídia é o vaqueiro do povo e indica por onde ele deve andar. Ainda está fresca na memória a cena degradante do ex pau-de-arara que virou presidente da república e milionário por ser mentiroso e politiqueiro, de mãos dadas como o escroque Edir Macedo a inaugurar a TV Record.

Uma vez idiotizado o povo pelo sistema de deseducação comandado por um politiqueiro bigodudo, fica extremamente fácil para a mídia fazer com que a juventude não deixe de ser tão burra a ponto de permanecer acampada por semanas para adquirir ingresso de espetáculos musicais. Não passa pela cabeça desses pobres idiotizados o que os aguarda quando chegar sua vez de ter uma família para prover as necessidades.

Falam os politiqueiros constantemente em respeito à constituição. Entretanto, está dito naquele documento que realmente deveria merecer respeito, não só que todos são iguais perante a lei, mas que todos tem direito à saúde, educação e segurança, além de um salário que lhe garanta vida digna. Se isto não acontece, então, para que respeitar um documento falso?

O caminho seguido por esse povo religioso vai levá-lo ao abismo. A vida será melhor no dia (muito longe) em que o caminho das igrejas for substituído pelo caminho da inteligência e do raciocínio. O meu amigo Dr. Marcelino Lima me passa matéria da internete no seguinte teor: Estudo publicado na revista Psycology Today, citado pelo Dr. Nigel Barber, autor do livro Porque o Ateísmo Vai Substituir a Religião, afirma não haver ateísmo na África Subsaariana onde é baixa a qualidade de vida, em contradição com a Europa, onde tanto é alto o ateísmo como a qualidade de vida.

É visível a incoerência da religiosidade. Espantada ao saber ser eu um ateu, uma jovem e inocente professora tentava me mostrar as vantagens que se pode encontrar em ser seguidor de Cristo. Para não deixar sem resposta, tentei mostrar-lhe que minha experiência de velho adquirida não só pela observação da vida, mas também pela leitura, me colocava na situação de orientador em vez de orientado. Replicou a jovem professora que ela era professora e que também lia muito. Para não ser grosseiro, retirei-me de sua presença depois de lhe fazer ver haver algo de errado no fato de alguém com o seu nível intelectual se equiparar ao nível de pensamento dos analfabetos para quem o mundo não existe a mais de seis mil anos. Além do mais, todos os seguidores de cristo foram assassinados pelo império de Roma, até mesmo o Paulo que afirmava nada poder ser contra ele uma vez que Deus era por ele. Tudo prova só haver desvantagem onde os inocentes acreditam haver vantagem. Inté.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário