segunda-feira, 5 de abril de 2021

ARENGA 483

 

Uma charge de Jean Galvão na Folha de São Paulo mostrando pobres expostos ao rigor do frio faz quem é capaz de driblar os dribles do futebola meditar sobre o contraste entre tamanha desgraça social e a revelação do Grande Mestre do Saber Ladislau Dowbor de que apenas oito famílias mais abastadas no mundo possuem riqueza equivalente à riqueza de metade da humanidade. Ler os livros do doutor Dowbor, entre eles o mais recente A ERA DO CAPITAL IMPRODUTIVO, minha melhor aquisição, faz concluir que este país não produz só ladrões, frequentadores de igreja, axé, futebola e futucadores de telefone. Junto com esta trupe de contrários e indiferentes à luta por uma política correta, também exacerba com tamanha prodigalidade a maldade da cultura capitalista que em nosso meio inverteu para proteção a ação da justiça de perseguir bandidos, insanidade que se faz acompanhar da loucura de legalizar a maldade de fazer um trabalhador ter de ralar durante um mês inteiro para ganhar míseros mil e trinta e nove reais enquanto jogadores de futebola recebem tanto dinheiro que só é possível saber tratar-se de milhões e milhões pela quantidade de mulheres que os assediam porque dinheiro sempre atraiu mulheres como açúcar atrai formigas.

Rui Barbosa adivinhou que nesta republiqueta de banana tornar-se-ia ridículo cultivar sentimentos nobres como pudor, vergonha, honestidade e moralidade. Faltou adivinhar que o despudor, a desonestidade, a imoralidade e a pobreza espiritual seriam fontes segura de riqueza material.

O continente sul americano só podia mesmo se encontrar no estado de desgraça em que se contra se é encarado como inferior por uma humanidade tão inferior que se vê na situação inusitada de não ter ainda descoberto a necessidade de dispensar liderança em função da impossibilidade de existir um só ser humano capaz de liderança se a realidade de ainda se encontrar a humanidade orientada pelo instinto bruto dos tempos de bicho torna impossível  a existência de alguém dotado do sentimento nobre de altruísmo que caracteriza um líder. Esperar ações nobres de um ser humano por ter sido alçado a um posto elevado corresponde a esperar que uma fera se torne pacífica pelo fato de lhe ter sido dado o nome de Cristo.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário