terça-feira, 20 de abril de 2021

ARENGA 491

 

O povo segue rigorosamente o que a pagaiada de microfone fala. Se fala que vai dar a boa notícia de que esta semana só morreram noventa porque na semana passada morreram cem, o povo acha que a notícia é boa, quando boa seria não haver morte nenhuma. Se a papagaiada diz que governo totalitário é invenção do capeta e governo democrático é bom, embora sendo politicamente analfabeto e não sabendo o que é governo nem totalitário nem democrático, mesmo sem saber, o povo não gosta de governo totalitário por ter parte com o tinhoso e gosta de governo democrático. O povo observa muito mais a orientação da papagaiada de microfone do que a orientação de irmandade recomendada pelo deus que ele carrega na bola de futebola que tem no lugar onde gente tem a cabeça.

Mas o que o povo não sabe é que pela finalidade a que se propõem os governos não é possível existir governo bom. Se em qualquer lugar do mundo tanto sob governos totalitários quanto democráticos o povo não tem paz nem tranquilidade, vive no sufoco, chora e precisa dar pulinhos vãos em panelaços é porque qualquer governo não é bom.

Mas o povo só acha que o governo não é bom é quando aumenta o preço do gás ou do transporte. Nestas ocasiões, aos requebros, sopra apitos, bate no fundo de panelas e zabumba. Mas só quando sobe o preço do gás e do ônibus. Fora disso, tudo bem. Domingo tem jogo no Maraca e no outro domingo tem Sapucaí na avenida. O povo não se irrita se o governo desbarata quantias astronômicos em mordomias e roubos do erário, embora esteja aí o motivo pelo qual amarga penúria sem fim.

O desgraçado do povo desconhece o motivo pelo qual não sabe de nada. Mas é porque só pode saber quem tem tempo e vontade de aprender. Uma vez que demanda grande esforço e fora do tempo na escravidão só se cuida de igreja, axé e futebola, não pode aprender. Mas, um dia o povo saberá porque nem Nobel em analfabetismo político deixa de aprender com o correr do tempo haver algo de errado no ar como mostra uma reportagem na revista Carta Capital do dia 17/08/20, intitulada COMO O CRIME ORGANIZADO TEM EXPLORADO BENEFÍCIOS CONCEDIDOS A IGREJAS PARA OPERAR SEUS NEGÓCIOS ILEGAIS. Se em todo o mundo os governos mancomunam com as igrejas, inclusive concedendo-lhes isenção de imposto sobre as imensas fortunas que arrancam do povo, está nisso aí uma pequena amostra da realidade deque todos os governos são de ruins a péssimos se indiferentes a tamanha maldade.

Estas coisas condizem ao dito do admirável velho Marx de que o mundo necessita de transformação. Como a papagaiada de microfone diz que Marx é invenção do capeta, o povo pensa que Marx é o tinhoso em pessoa. Também houve gente como o filósofo Pierre-Joseph Proudhon que propusesse uma organização social sem governos à qual propôs o nome de Anarquia. Como a papagaiada de microfone diz que anarquia é bagunça e coisa do capeta, o povo acredita que anarquia vem do tinhoso.  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário