sábado, 24 de abril de 2021

ARENGA 493

 

Algum dia 0s gatos pingados que leem estas mal traçadas garatujas que aqui vão chegarão à conclusão de que não obstante a irrelevância de quem as escreve, sendo fruto da experiência de oitenta e cinco anos de observação da vida, ainda que tênue como a de candeia mas aqui pode ser encontrada alguma luz que ilumine um caminho para um mundo menos infeliz como se encontra nosso mundo em consequência de termos chegado a tamanho estado de degradação moral que os valores nobres deram lugar à mesquinhez, canalhices, despudor, desonra moral, enfim, baixeza tamanha que o ambiente se triste para pessoas decentes porquanto as autoridades das quais era de se esperar uma fonte de segurança passaram a se revelar tão nocivas à sociedade quanto Pablo Escobar, o Senhor dos Céus e a Rainha do Tráfico.

Apesar do perigo que representa para a juventude a institucionalização de uma política torpe, os doutores das letras que escreve rebuscado e complicado e esbanjam conhecimentos, ou nada sabem da realidade da vida, ou, se sabem, ainda que não com o intuído inescrupuloso de escondê-la como fazem os líderes políticos e religiosos, se negam a revelá-la em seus “Best Sellers” volumosos e totalmente desinteressados em mostrar à pobre e inexperiente juventude, se não uma forma de comportamento capaz de superar as aflições cada vez maiores, pelo menos mostrar-lhe ser incompatível com um mínimo de tranquilidade social e paz espiritual o procedimento humano de banalizar a desonra e competir por um lugar pessoal ao sol como se vem procedendo desde que se tem notícia de grupos humanos formando sociedades.

Nietzsche usou a expressão “escrever em todos os muros do mundo” quando se trata da necessidade de divulgar algo sumamente importante para o conhecimento geral. Nada se faz mais importante para o conhecimento geral do que fazer com que todos percebam que ao se pautar a vida em disputa ferrenha e insensata pelo individual está-se indo no sentido oposto ao ambiente de fraternidade indispensável a qualquer ambiente social. Isso de serem uns contra os outros acabará se tornando motivo para lágrimas porque o resultado será todos contra todos. Desta forma, é preciso escrever em todos os muros do mundo ser necessário tomar nas mãos a tarefa de traçar o próprio destino em vez de deixar que ele seja traçado por enganadores fantasiados de líderes de cuja liderança deu no que deu. Nem podia mesmo ser diferente vez que o tipo de educação adotada pela cultura capitalista do meu pirão primeiro deforma a personalidade humana por força do convencimento de que o ideal para ser bem sucesso na vida é levar vantagem sobre o semelhante, o que nos põe em pé de igualdade com os irracionais e impossibilita a formação de outro tipo de personalidade de predador. Tal cultura faz com que os pacíficos se tornem vítimas de ludibriadores e a sociedade, em vez de uma irmandade passa a ser um ambiente de interesses opostos gerando conflitos que a todos infelicitam. Daí dever-se buscar forma de transformar esse estado de beligerância num estado de paz e tranquilidade em vez de ser indiferente à necessidade de encontrá-la.

 

 

 

 

 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário