sábado, 26 de setembro de 2020

ARENGA 445

 

A opinião pública afirmando ser ótimo ou excelente o desempenho de qualquer governante, não fosse a seriedade com que se deve encarar o assunto política, dada a responsabilidade de determinar o padrão de vida, provocaria riso em quem com muito esforço pessoal superou a duras penas a mediocridade intelectual que impede alcançar o conhecimento de como é que funcionam as coisas na vida, principalmente como funcionam os governos. Faz-se necessário frisar o “esforço pessoal” porque tendo a educação por objetivo esconder a realidade de serem os governos uma falsidade tão absoluta que precisam manter a população na ignorância política. Daí que nenhum currículo escolar vai além de assuntos relacionados com ensino técnico que é para evitar a compreensão da realidade de não passar a atividade política de farsa monumental.  A afirmação de absolutamente todos os políticos de trabalharem promovendo bem-estar social e predominar o mal-estar seria o bastante para descrédito da política se o povo não fosse castrado da capacidade de tirar conclusões inteligentes. Para evitar que isto aconteça é que papagaios de microfone mantêm o povo sempre ligado em brincadeiras como se fossem crianças as pessoas, e elas se comportam como tal.

Absolutamente nada sobre a realidade da vida é possível aprender nas escolas. Fica na dependência de vontade e esforço pessoais alcançar tal conhecimento que para a quase totalidade das pessoas é “prosa”. Daí ter Vinicius Bittencourt observado que adquirir conhecimento afasta de tudo que faz a alegria do povo.

 Camuflar a realidade e expor falsidade faz com que doutores sejam tão ignorantes quanto analfabetos no que diz respeito à realidade da vida. Nenhum profissional, por mais capacitado, como também nenhuma pessoa do povo é capaz de entender o motivo pelo qual seus filhos depois de trabalhar por mais de vinte anos para se tornar hábil em atividades úteis à sociedade não serão por ela tão valorizados como são analfabetos com habilidade em brincadeiras nem porque as pessoas menos importantes são consideradas celebridades e lhes é atribuída tamanha riqueza que por serem fúteis gastam em festas monumentais.

Conhecer a realidade, concluiu Vinicius Bittencourt no seu fabuloso livro Falando Francamente, é afastar-se de tudo que faz a alegria do povo. Realmente, o conhecimento faz enxergar o povo como crianças barulhentas e passíveis de se auto infligirem sofrimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário