domingo, 9 de agosto de 2020

ARENGA 556

 

Quem acorda pela manhã e logo salta da cama, convocado pelo apito da fábrica, do colégio, do escritório,  do consultório, do diabo a quatro, e não tem tempo para pensar na vida, nada aprende sobre a atividade de viver, razão pela qual a vida é tocada ao acaso, não obstante a complexidade a que foi levada apesar ser a mais nobre e mais simples de todas as atividades. Nenhum casal, ao despertar pela manhã, ou à mesa, conversa sobre coisas como por exemplo a importância que tem para a sociedade e para suas vidas a atividade política. Disto resulta ficar para a velhice a atividade de pensar, para quando não se tem mais de se preocupar com o apito. Mas isso está errado porque quando se envelhece sem ter pensado sobre a vida fica-se velho ou velha com um pensamento ligado nos tempos passados de vinculação exclusiva com o lado material da vida. Se as escolas nada ensinam sobre atividade espiritual na atividade de viver, o auto aprendizado não acontecerá sem que haja bisbilhotamento pessoal. E o que não faltam são assuntos a serem bisbilhotados.

O autodidatismo sobre as coisas da vida, depois de iniciado, torna-se tão interessante que suplanta o interesse pelas igrejas, o axé e o futebola porque leva à compreensão de que estas coisas existem justamente para impedir tal aprendizado porque que a sociedade humana é tão má que foi estruturada de modo a permitir que espertalhões parasitem as pessoas crédulas. Daí as recomendações das religiões para a necessidade de ser crédulo que é para não reclamar de ser parasitado, de se conformar com os sofrimentos. Para maior conformismo é que se criou a figura do Papai Noel a recompensar com presentes garotinhos bem-comportados, na esperança da perpetuação do bom comportamentismo, quando o mundo carece ser inteligentemente revolucionado para pôr fim à exploração do fraco pela incompreensibilidade do forte.  

A atividade de pensar faz descobrir coisas do arco da velha. Faz perceber haver algo de errado na recomendação para ser virtuosa a mulher, se as não virtuosas é que são célebres e famosas. Faz perceber haver algo de errado em deus precisar de dinheiro se para fazer o mundo não precisou. Faz perceber haver algo de errado no ter de suar o rosto para ter o pão cacetinho se quem não sua tem pão de ló. Faz perceber haver algo de errado em ser obrigado a comer, beber, respirar veneno e haver excesso no combate à corrupção. Como a lista não tem fim, porque absolutamente tudo que aprendemos é mentira, é falsidade, é falta de irmandade, é desonestidade, é brutalidade, encerramos o papo com a advertência honesta da necessidade de se dedicar à atividade pensar, advertência da parte de quem deseja um mundo agradável para as criancinhas de hoje.

 

 

 

    

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário