terça-feira, 28 de julho de 2020

ARENGA 545


Os que não sabem voar, da expressão de Friedrich Wilhelm Nietzsche (Quanto mais alto nos elevamos, menores parecemos aos olhos de quem não sabe voar), são os mesmos que também não sabem ser os idiotas causadores de tristeza da expressão de Sigmund Freud (Antes de diagnosticar a si mesmo com depressão ou baixa autoestima, primeiro tenha certeza se você não está, de fato, cercado por idiotas).
Por ser a humanidade constituída de causadores de baixa autoestima e de quem não sabe voar é que ela é tão infeliz que nem sabe ser infeliz. Desconhecendo a realidade da vida, toma riqueza e religiosidade por felicidade, no que erra fragorosamente por não se mirar no espelho de quem por saber voar não se torna causa de baixa autoestima, os Grandes Mestres do Saber.
Mas a humanidade não é infeliz por opção porquanto ninguém faria opção pela infelicidade. A humanidade não tem outro caminho senão o da infelicidade se as crianças são educadas para se tornarem adultos tão infelizes que a possibilidade de ter segurança em suas vidas depende da insegurança de conseguir um emprego e manter-se nele. É esta coisa efêmera e estressante que os seres humanos consideram felicidade e agradecem a deus por tê-la alcançado.
Embora depois de enraizada, uma cultura passa a ser considerada civilização, não há civilização se a sociedade é infeliz porque civilizar-se implica na capacidade de ter paz e tranquilidade porque é isso em que se resume a verdadeira felicidade, ao contrário do que se aprende em criança que ser feliz é ter deus e riqueza, por um sistema educacional que tem por objetivo impedir que os seres humanos aprendam a voar e não ser motivo de tristeza para quem aprendeu por esforço próprio uma vez que na escola aprende a ser MARIA-VAI-COM-AS OUTRAS.
É em criança que se aprende a fazer funcionar a “máquina infernal” de que trata importante matéria do blog Outras Palavras, escola de alfabetização política, intitulada CELSO FURTADO: ECONOMIA PARA A LIBERDADE. Daí não se poder avançar rumo a uma civilização de verdade sem aprender a voar na escola de voos espirituais como a do mestre Platão que mostrou à humanidade de onde vem sua mediocridade: A DIREÇÃO EM QUE A EDUCAÇÃO INICIA UM HOMEM DETERMINARÁ SEU FUTURO NA VIDA.










Nenhum comentário:

Postar um comentário